Advogado para Inventário em Morumbi (SP)

Advogado para inventário

Está a procura de um advogado para inventário em Morumbi (SP)? Conheça como podemos te ajudar.

Advogado para inventário

Somos especialistas em inventários

O inventário é o procedimento legal que ocorre após o falecimento de uma pessoa para determinar e distribuir seus bens, dívidas e ativos.

Se você procura um advogado para inventário em Morumbi (SP), nosso escritório, Mattos Mota Advogados, atua em inventários de todo o Brasil com uma equipe jurídica experiente e qualificada.

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação à realização de inventários, estamos à disposição para te atender. 

Somos especialistas em inventários​

O inventário é o procedimento legal que ocorre após o falecimento de uma pessoa para determinar e distribuir seus bens, dívidas e ativos.

Se você procura um advogado para inventário em Morumbi (SP), nosso escritório, Mattos Mota Advogados, atua em inventários de todo o Brasil com uma equipe jurídica experiente e qualificada.

Caso tenha quaisquer dúvidas com relação à realização de inventários, estamos à disposição para te atender. 

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Conheça o escritório

Mattos Mota Advogados é um escritório fundado pelos advogados Matheus Mattos (OAB/RJ 250.629) e Bernardo Mota (OAB/RJ 250.211 e 507.015-S).

Se você procura por um advogado para inventário em Morumbi (SP), temos uma equipe pronta para prestar um serviço eficiente e de qualidade.

Mattos Mota Advogados é um escritório fundado pelos advogados Matheus Mattos (OAB/RJ 250.629) e Bernardo Mota (OAB/RJ 250.211 e OAB/SP 507.015-S). Se você procura por um advogado para inventário em Morumbi (SP), temos uma equipe pronta para prestar um serviço eficiente e de qualidade.

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Já atuamos em mais de 1.000 processos em todo o Brasil

Perguntas frequentes

É normal surgir dúvidas quando o assunto é a realização inventário e a contratação de advogado para inventário em Morumbi (SP). Por esse motivo, separamos algumas perguntas frequentes que costumamos receber, veja:

Um inventário é um procedimento legal que ocorre após o falecimento de uma pessoa para determinar e distribuir seus bens, dívidas e ativos.

Esse processo é necessário para garantir que todos os bens e direitos do falecido sejam transferidos aos herdeiros. É somente no final do inventário que a herança será dos herdeiros.

Nesse momento, é importante contratar um advogado experiente na realização de inventários para garantir que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

Sim. O inventário é um procedimento obrigatório para que os herdeiros possam dispor dos bens da pessoa falecida.

Sem a realização do inventário, os bens não podem ser usados ou vendidos.

Sim, é obrigatória a contratação de um advogado para realizar o inventário, seja realizado de forma extrajudicial em cartório ou de forma judicial.

Para tanto, é recomendado sempre contratar advogados para inventário em Morumbi que tenham experiência e qualificação, a fim de que todo o procedimento ocorra da melhor forma possível.

Após o falecimento, o prazo para abertura do inventário é de 60 dias. Caso não seja aberto o inventário dentro deste prazo, pode ser aplicada uma multa, a depender das regras do estado.

O primeiro passo a ser tomado pelos herdeiros é qual será o procedimento adotado para o inventário: judicial ou extrajudicial em cartório.

inventário judicial é conduzido perante o Poder Judiciário, onde um juiz supervisiona o processo.

Por outro lado, o inventário extrajudicial é realizado em cartório, sem a necessidade de envolvimento judicial.

De forma geral, se for possível a realização do inventário em cartório, esse procedimento costuma ser mais rápido, menos burocrático e menos custoso do que a via judicial.

Para a realização do inventário de forma extrajudicial em cartório, são necessários alguns requisitos.

Em primeiro lugar, todos os herdeiros devem ser maiores e capazes, ou seja, se houver filhos menores ou incapazes o inventário deverá ser feito judicialmente.

Em segundo lugar, os herdeiros devem estar de acordo com a forma que os bens serão divididos. Se houver divergências, será necessário a realização do inventário de forma judicial.

Em terceiro lugar, o falecido não pode ter deixado testamento, exceto se este estiver revogado ou caduco.

Em quarto lugar, o procedimento de inventário extrajudicial obrigatoriamente precisa ser acompanhado por um advogado.

O prazo para a conclusão do inventário depende de diversos fatores, como a complexidade do caso, se existe consenso sobre a partilha, entre outros.

De forma geral, o inventário realizado em cartório (extrajudicial) costuma ser mais rápido que o inventário judicial.

O inventário judicial costuma ser mais demorado, podendo levar de vários meses a anos, especialmente se houver disputas entre os herdeiros, contestações legais ou uma grande quantidade de bens a serem inventariados.

Por outro lado, o inventário extrajudicial é mais rápido, costumando levar entre 2 a 3 meses em média.

Os custos para abertura de um inventário dependem do valor total dos bens a serem partilhados e do estado onde o processo ocorrerá.

Em geral, os custos incluem: Imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD); Honorários advocatícios; Despesas cartorárias ou judiciais.

Ao entrar em contato com um de nossos advogados, podemos fazer uma estimativa sobre quanto custaria para realizar o seu inventário, considerando todos os fatores do seu caso.

Para agendar uma reunião com um advogado para inventário, basta entrar em contato por meio de nosso Whatsapp ou pelo seguinte endereço de e-mail: contato@mattosmota.com.br.

O escritório Mattos Mota Advogados tem sede física no Rio de Janeiro. No entanto, nosso escritório atua no restante do país de forma 100% online. Isso foi viabilizado em 2015, quando os processos judiciais passaram a ser eletrônicos.

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